10.2.09

Liderando

Aprendi muito nesta vida e continuo aprendendo. Sou um eterno aprendiz.

Aprendi que para liderar é preciso servir e não fazer as pessoas se sentirem ou acreditarem que são inferiores.

Aprendi que é muito importante tratar outros seres humanos exatamente como a gente gostaria de ser tratado.

Aprendi que aqueles que querem se incluir como pertencentes a uma casta de superiores, nunca serão líderes e serão, no máximo, autoridades.

Aprendi que os verdadeiros líderes são aqueles que têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis e habilidade para que as coisas sejam feitas através de pessoas e elas as façam com boa vontade, visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem comum.

Aprendi que, ao contrário, a autoridade tem a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Aprendi, também, que não devemos usar o poder ou autoridade com os voluntários, pois se assim procedermos, certamente eles não ficarão conosco por muito tempo.

Aprendi, ainda, que o autoritário se concentra muito na tarefa e não no relacionamento e tudo na vida gira em torno dos relacionamentos.

Aprendi que os relacionamentos são muito importantes nas organizações e na nossa vida e o poder ou autoritarismo corrói os relacionamentos.

Aprendi que o líder, por sua vez, se não estiver cumprindo suas tarefas e se preocupar com o relacionamento não terá sua liderança assegurada.

Então, deduzi: o líder tem capacidade de executar tarefas se ao mesmo tempo construir e fortalecer os relacionamentos.

Nenhum comentário: